quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Exposição "Sua Mata, Sua Casa"




Belo Horizonte recebe a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, da Fundação SOS Mata Atlântica

agosto 16, 2011 on 9:35 am | In SOS Mata Atlântica, Sua Mata Sua Casa | No Comments
Com diversas atrações gratuitas e ferramentas interativas e tecnológicas, como iPADs, mesa multi-touch e televisores, a mostra chega ao Shopping Del Rey em 16 de agosto.

A partir de 16 de agosto, o Shopping Del Rey receberá a exposição interativa “Sua Mata, Sua Casa”, que comemora os 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica. A mostra ficará no local até o dia 5 de setembro e tem o objetivo de mobilizar a sociedade e conscientizá-la de que a Mata Atlântica está diretamente relacionada ao seu dia a dia. Para isso, conta com ferramentas interativas e atividades gratuitas para todos os públicos. Outro destaque da exposição é o bike repórter Túlio Jorge, ciclo-ativista local, que percorrerá vários pontos da cidade com o objetivo de coletar dados sobre a região. A iniciativa tem patrocínio de Bradesco Cartões e Natura. A abertura oficial está marcada para o dia 16 de agosto, às 15h, com a presença de Marcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG, mas o público já poderá visitar a exposição a partir das 10h do mesmo dia. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 10h às 22h. A exposição é acessível a cadeirantes e traz propostas de interação para todas as idades. Grupos de escolas, empresas, associações, entre outros interessados em agendar visitas monitoradas, podem se inscrever pelo e-mail projeto25@sosma.org.br.
quiz
Durante a exposição em Belo Horizonte, os visitantes poderão aprender mais sobre o Bioma de maneira lúdica e divertida, além de serem ouvidos sobre suas expectativas futuras em relação ao meio ambiente. Os depoimentos serão colocados na “Árvore dos Desejos”, produzida com garrafas PET e embalagens de achocolatado por artistas da Cooperaacs (Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva), também responsável pelas artes feitas com materiais recicláveis que permeiam toda a exposição. Quem preferir poderá enviar seus desejos pelo twitter utilizando #ARVORESOSMA.

Inspirada nas partes de uma casa, a exposição é dividida por cômodos, onde o público encontra painéis informativos, vídeos, palestras e shows. Esses espaços retratam a atuação da SOS Mata Atlântica e do movimento ambientalista, a situação e curiosidades sobre o Bioma, a degradação ambiental vivenciada nas últimas décadas e, também, indicam o que cada um pode fazer para ter uma convivência mais sadia com o seu ambiente. A cozinha, por exemplo, mostra a riqueza e variedade de frutas e alimentos nativos da floresta. No Túnel da Mata, os visitantes encontram uma parede com pequenos orifícios por onde podem olhar e visualizar imagens de animais emblemáticos do Bioma, além de poderem navegar pelo mapa de remanescentes de Mata Atlântica por meio de uma mesa de touch-screen.
Segundo Marcia Hirota, este é um momento bastante especial para a SOS Mata Atlântica, pois celebra todas as conquistas, realizações e aprendizados ao longo desses 25 anos. “Temos muitas histórias para contar em 2011 e estamos comemorando com um projeto inspirador, que dialoga de maneira interativa com pessoas de diversas faixas etárias, que moram na Mata Atlântica. Cada pedacinho da exposição foi pensado para aproximar a sociedade do Bioma, mostrar que essa luta é contínua e que é de todos nós”.
De acordo com o último levantamento do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado no dia 26 de maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o estado mineiro foi o que mais perdeu florestas nativas nos últimos anos. “Minas Gerais perdeu mais de 12 mil hectares de florestas naturais no período de 2008 a 2010 e, desde 2005, vem ocupando a triste posição de campeão de desmatamento, com perda de mais de 45 mil hectares” afirma Hirota. No caso de Belo Horizonte, restam hoje menos de mil hectares de Mata Atlântica em bom estado de conservação, mais de 97% de sua floresta original desmatada. “A população precisa tomar uma atitude quanto ao desmatamento local”, observa Marcia, também coordenadora do estudo.
Belo Horizonte é a sétima das 12 capitais nacionais que receberão o projeto, que já passou por Fortaleza (CE), Maceió (AL), Salvador (BA), São Paulo (SP), Brasília (DF) e Rio de Janeiro (RJ). Até janeiro de 2012, a exposição interativa percorrerá outras cinco capitais inseridas no bioma (Vitória, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre e Recife). No final do projeto, será elaborado um dossiê com as demandas e manifestações das 12 cidades, que será entregue em Brasília e na Rio+20, em maio de 2012.

Pela cidade

Durante toda a exposição “Sua Mata, Sua Casa”, o bike repórter Túlio Jorge, ciclo-ativista local, percorrerá vários pontos com o objetivo de coletar dados sobre a região, divulgar a iniciativa e saber o que as pessoas esperam para o futuro do meio ambiente local.
As atividades do ciclista começam no dia 7 de agosto, das 15h às 20h, durante o Massa Crítica Belo Horizonte. Em seguida, no dia 16, das 9h às 12h, ele participará do primeiro dia da exposição na cidade e fará registros com a população no Shopping Del Rey. No dia 23, entre 15h e 19h, fará novas entrevistas e a coleta de água na Lagoa da Pampulha, para análise de qualidade. Em outras datas, Túlio entrevistará especialistas da região sobre mobilidade urbana, cidades sustentáveis e qualidade da água.

Ideias Contábeis: Atraso nos Padrões Contábeis em governos

Ideias Contábeis: Atraso nos Padrões Contábeis em governos: O texto aborda o já previsível atraso na tradução ou adaptação das normas IPSAS, elaboradas pelo IFAC que dispõem sobre padrões contábeis do...

Ideias Contábeis: Sustentabilidade em pauta

Ideias Contábeis: Sustentabilidade em pauta: Pessoal, Ontem tive uma reunião com o meu [Agora sim! Ufa! Graças a Deus!] orientador da tese! Foi uma reunião bem interessante em que ele ...

Ideias Contábeis: Formação Profissional e Mercado

Ideias Contábeis: Formação Profissional e Mercado: Hoje soube de uma colega que desistiu de cursar o Mestrado em Contabilidade, após ter cursado um semestre de disciplinas. Eu fiquei triste c...

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Livro: Plantas Raras do Brasil - para Download

PLANTAS RARAS DO BRASIL é um projeto desenvolvido pela Universidade Estadual de Feira de SantaA Universidade Estadual de Feira de Santana e a Conservação Internacional publicaram o livro “Plantas Raras do Brasil", com a colaboração de 170 cientistas de 55 instituições. Aqui você tem a opção de obter partes ou todo o livro no formato pdf.na e a ONG ambientalista Conservação Internacional com objetivo combinar esforços de pesquisadores e instituições para identificar e mapear todas as espécies raras de plantas do Brasil e também as áreas mais importantes para a conservação dessas espécies. A primeira etapa do projeto foi concluída com a publicação do livro “Plantas Raras do Brasil”, lançado no dia 2 de julho de 2009, em Feira de Santana, Bahia, durante o Congresso Brasileiro de Botânica. As informações do livro estão organizadas aqui para que elas possam ser utilizadas por todos os setores da sociedade brasileira nos seus esforços para garantir a conservação da extraordinária biodiver- sidade existente no país.

Economia Verde - Revista Política Ambiental

CI lança revista sobre economia verde

A edição número 8 da revista eletrônica Política Ambiental, da Conservação Internacional, traz 18 artigos de especialistas de diversos setores da sociedade sobre alternativas econômicas e sociais rumo a uma economia de baixo carbono, mais inclusiva e sust
Brasília, 13 de julho de 2011
A Conservação Internacional lançou hoje a oitava edição de sua revista Política Ambiental, dedicada ao tema Economia verde: desafios e oportunidades. Contendo 18 artigos de especialistas de diversos setores da sociedade, a revista apresenta caminhos para a transição no Brasil e no mundo rumo a um modelo de crescimento econômico mais inclusivo e liderado por setores de baixo impacto ambiental.
A nova publicação da Conservação Internacional (CI-Brasil) abre caminho para um amplo debate social sobre economia verde, que será um dos temas-chave na Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, em 2012 no Rio de Janeiro. “Com esta publicação buscamos lançar os elementos que podem formar a base para a discussão sobre economia verde no país”, afirma Paulo Prado, diretor de Política Ambiental da CI-Brasil.
Os 18 artigos da Economia verde: desafios e oportunidades abordam temas como valoração e precificação de recursos ambientais, pagamentos por serviços ambientais e novos mecanismos de mercado e políticas públicas capazes de alavancar a transição para uma nova economia. Alguns setores produtivos são discutidos em detalhe, como é o caso do agropecuário e as necessárias definições em termos de política agrícola e legislação para se estabelecer um novo ciclo de desenvolvimento do setor.
Entre os autores estão os professores da Universidade de Brasília Eduardo Viola e Donald Sawyer, o professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Peter May, o pesquisador do IPEA Ronaldo Seroa da Motta e o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Carlos Eduardo Frickmann Young.
A publicação conta ainda com a participação de representantes do PNUMA, da Cepal, do PNUD, do Ministério do Meio Ambiente e do setor privado.
“O desafio de se caminhar na direção de uma sociedade mais igualitária e sustentável está, mais do que nunca, em pauta. É nesse contexto que a publicação Economia verde: desafios e oportunidades vem dar subsídios para o estabelecimento de uma economia que reduza os riscos ambientais e que garanta ao mesmo tempo a melhoria do bem-estar humano e da igualdade social”, afirma Camila Gramkow, coordenadora de Economia e Sustentabilidade da CI-Brasil.
Acesse a íntegra da publicação no endereço:   
http://www.conservacao.org/publicacoes/index.php?t=5

Mais informações com a assessoria de imprensa da Conservação Internacional:
Gabriela Michelotti tel. +55 61 3226 2491